sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como evitar fraudes bancárias na internet

Esta semana discutiremos um assunto que tira o sono de muita gente, crimes virtuais.

A cibercriminalidade totalizou, só no primeiro semestre desse ano, uma perda de R$ 685 milhões com fraudes bancárias. O aumento foi de 36%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

A falta de uma legislação efetiva para coagir esse tipo de crime é um dos motivos que estimulam a prática dessa ação. O aumento da utilização de meios eletrônicos como forma de pagamento é outro fator determinante.

Os usuários devem, cada vez mais, estarem atentos quando realizam alguma transição por meios eletrônicos. Muitos dos crimes ocorrem por descuido com os procedimentos de segurança, os usuários, por negligência, acabam informando seus códigos e senhas aos estelionatários.

Para você não cair nessas armadilhas, separamos algumas dicas de segurança:

1.    Mantenha o antivírus atualizado em seu computador;

2.    Sempre que acessar o site do banco, digite sua senha de forma errada na primeira vez; se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é verdadeiro, porque o sistema tem como checar a senha. Sites piratas não têm como conferir a informação; o objetivo é apenas capturar a senha.

3.    Troque a sua senha de acesso ao banco na Internet periodicamente;

4.   Cuidado com e-mails não solicitados ou de origem desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados;

5.    Não realize operações em equipamentos públicos, como lan houses e cibercafés, ou que não tenham programas antivírus atualizados;

6.   Ao escolher um provedor, leve em consideração suas políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;

7.         Opte por versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança.

8.    Só faça downloads (transferência de arquivos) de sites que conheça e saiba que são confiáveis;

9.    Para certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, clique sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site deve aparecer na tela confirmando sua autenticidade;

10.    Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.

As instituições bancárias têm investido cada vez mais em tecnologias que aumentam a segurança dos seus sites, por conta do elevado número de ataques fraudulentos nos meios eletrônicos.
Uma empresa especializada em controle e prevenção a fraudes é a Horus. Ela atua no seguimento de meios de pagamento, tais como emissores de cartões, tanto de instituições financeiras como varejistas e bandeiras regionais, credenciadoras, operadoras de telefonia e empresas de comércio eletrônico. A companhia atua prestando consultoria e serviços para a prevenção a fraude. Seu objetivo é auxiliar estas empresas a aumentar a rentabilidade de seus negócios com a redução das perdas por ação dos fraudadores.

Esperamos que a nossa dica tenha sido bastante útil.

Até o próximo Post!

Equipe ML&A


Referência: Folha.com e Yahoo Notícias  

Nenhum comentário:

Postar um comentário