Bom dia!
Nesta semana iremos discutir no nosso blog sobre os cosméticos e o seu consumo consciente.
A importância da consciência ambiental não é novidade, mas nova pode ser a forma como iremos colocar em prática os frutos dessa conscientização. Reciclar, diminuir a emissão de gás carbônico, contribuir para o fim do desmatamento e dos maus tratos de animais – será que podemos nos preocupar com essas questões quando estamos à procura de um cosmético? Podemos e devemos.
O consumo consciente é uma atitude que ajuda a diminuir o impacto ao meio ambiente e por isso deve ser estendido a todos os setores possíveis. No caso do mercado de cosméticos, já é possível encontrar produtos de fabricantes que demonstram tal preocupação. Podemos cuidar do corpo com a consciência limpa quando optamos por cosméticos que passam por um processo ecologicamente correto de produção, que possuem embalagens recicláveis ou que não sejam testados em animais (ou, em alguns casos, tudo isso junto).
Em alguns cosméticos, a preocupação está presente desde a maneira como os ingredientes são selecionados/cultivados até a forma como os produtos são embalados.
No sentido de evitar a poluição do ar, do solo e da água, o processamento de um alguns cosméticos é livre de cloro e sua fabricação não tem emissão de carbono. Contra o esgotamento dos recursos naturais, alguns fabricantes utilizam energia renovável. A energia eólica, por exemplo, não consome combustível para operação contínua e não produz dióxido de carbono, dióxido de enxofre, mercúrio, partículas, ou qualquer outro tipo de poluição. A preocupação em não realizar testes em animais e em armazenar o produto em embalagens 100% recicladas e recicláveis também são algumas das ações dos fabricantes mais conscientes.
Hoje, no Brasil, não existem lojas especializadas exclusivamente na venda de cosméticos eco-friendly. O consumidor tem a tarefa de garimpar os cosméticos que causam o menor impacto ao meio ambiente entre as diversas opções de produtos de beleza disponíveis no mercado. O nosso poder de escolha de um produto como alguma ou várias características sustentáveis é diretamente proporcional ao nível de informação e consciência ambiental que possuímos. Uma vez que temos essa consciência, devemos estar atentos aos rótulos dos cosméticos (e algumas vezes aos sites dos fabricantes) para reconhecermos os produtos que, além de serem eficientes, têm responsabilidade social e ambiental.
Uma super dica de cosméticos eco-friendly é a linha Sejaa Pure Skincare (http://www.sejaabrasil.com.br). Assinada pela modelo Gisele Bündchen, a linha foi elaborada para todas as pessoas que se preocupam com o bem-estar e o meio ambiente. Tudo que envolve a produção de Sejaa causa o menor impacto possível sobre o meio ambiente. A marca nasceu do uso de ingredientes 100% naturais, com fragrâncias calmantes e aromaterápicas, embalagens recicladas e recicláveis, tintas à base de soja e sem conservantes sintéticos.
Espero que tenham gostado do post desta semana.
Um abraço,
Equipe ML&A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário